A Inteligência artificial ainda é muito associada com o domínio das máquinas sobre os seres humanos, mas na verdade, ela ajuda as pessoas a encontrarem soluções para os mais variados problemas.

O Google é uma empresa que coloca a Inteligência Artificial em primeiro lugar e se autodenomina AI-First, desde 2017. Isso mostra o quanto a AI (Inteligência artificial) é uma forte tendência que aborda as principais soluções tecnológicas futuras bem como as atuais, ganhando o seu espaço dentro do Marketing digital.

Neste artigo, vamos abordar como a AI pode operar no Marketing digital e o que esperar dela.

 

Machine Learning

 

 

 

O Machine Learning é o principal modo de operação da Inteligência Artificial no Marketing Digital.

Uma definição simples e direta do Machine Learning é: aprendizagem automática, ou seja, é quando um sistema ou máquina tem a capacidade de aprender sem a necessidade de programação, a partir da entrada de dados.
Vamos a um exemplo fácil que todos as pessoas que utilizam a internet já se depararam, quando você navega por sites de notícias é possível utilizar um algoritmo que vai personalizar o conteúdo que você irá receber de acordo com seu perfil, isso é feito por meio de uma coleta e análise de dados. Esta ferramenta vai compreender a sua necessidade como usuário e irá te oferecer o conteúdo que agrade e satisfaça a sua vontade.

Podemos incluir também os serviços de streaming (Spotify, Netflix, Amazon Prime) que utilizam Machine Learning para entender os gostos de seus usuários e oferecer a melhor experiência dentro da plataforma, recomendando filmes e músicas de acordo com o que o usuário consome.

 

Robôs de atendimento

 

 

 

Sabe aquelas janelas de chats que aparecem logo quando você começa a navegar em sites de vendas, perguntando ´´Posso ajudar?´´ Eles são chamados de chatbots, um robozinho que visa automatizar o trabalho das pessoas, liberando profissionais para fazerem tarefas mais complexas, sem ser preciso ter um funcionário só para isso. Eles se utilizam de Inteligência Artificial para auxiliar o usuário dentro do site.

Anúncios

 

 

Qualquer empresa que investe em anúncios na internet deseja alcançar o público certo, não é mesmo? A Inteligência Artificial também está presente na ação destes anúncios. Resumindo, ela cria anúncios segmentados de acordo com perfil do cliente. Como? Através do comportamento do usuário na internet, o que compra, o site mais acessado, o tipo de link que ele clica, etc.

O futuro é agora! A inteligência artificial já faz parte da nossa rotina, facilitando a vida das empresas, agências e consumidores. A tendência é que ela domine cada vez mais o mercado de marketing e publicidade.

 

Share This
Marketing Digital A Inteligência artificial e o marketing digital
%d blogueiros gostam disto: