O Co-marketing é uma poderosa estratégia de marketing e seu objetivo é aproximar duas marcas, criando uma parceria benéfica para ambos lados. 

Com este tipo de estratégia, sua marca poderá captar mais leads qualificados, atingir um novo público e gerar autoridade. O melhor, é que não será preciso gastar muito para isso, afinal se trata de uma parceria entre duas empresas. 

 

Definindo o co-marketing 

 

Ele acontece quando duas empresas se unem e criam uma estratégia em conjunto para divulgar um conteúdo, produto ou serviço. O público que será atingido por essa estratégia tem o perfil semelhante, porém ainda não conhece uma das marcas. Ou seja, o co-marketing fará esse elo e vai expandir a visibilidade de ambas as empresas. 

Este parceiro não é um concorrente direto, mas alguém que pode ajudar a aumentar sua participação no mercado. 

Quer um exemplo? Em 2014, O Uber e o Spotify se uniram em uma parceria. Os usuários do Uber receberam uma notificação para selecionar uma playlist criada pelo spotify e ouvi-la durante a sua viagem. 

 

co-marketing

 

O resultado? O Uber conseguiu atrair de forma criativa seus usuários e o Spotify aumentou o engajamento do seu aplicativo. 

 

Como aplicar o co-marketing ao seu negócio 

 

Como qualquer tipo de estratégia, para dar certo crie um planejamento, elabore ideias criativas e interessantes. Assim, comece a buscar por parceiros qualificados. 

 

co-marketing

 

O que a marca/empresa parceira precisa ter? Bom, primeiramente ela deve possuir um plano de marketing parecido com o seu, deve rolar uma identificação de ambos os lados. 

Opte por marcas ou empresas que você admira a forma como ela trabalha e que traga um excelente resultado para o seu negócio. E claro, não escolha os concorrentes! Entenda: uma empresa que possui um marketing parecido com o seu não necessariamente é seu concorrente. 

Exemplos de ferramentas de co-marketing

 

Alguns exemplos de ferramentas de co-marketing que a sua empresa pode utilizar são: 

  • E-books, webinars, palestras em conjunto; Ou seja um conteúdo exclusivo e de qualidade;
  • Unir o seu produto com o produto do parceiro, como o exemplo acima do Spotify + Uber; 
  • Produzir vídeos, como bate-papos e divulgá-los através dos Stories do Instagram, IGTV ou Youtube; 
  • Junto com estas estratégias oferecer descontos. 

 

Enfim, o importante é oferecer a empresa parceira uma ideia rentável, que gere leads e  autoridade para marca. E para público, soluções e conteúdos atrativos. 

Gostou das dicas? Então comece hoje mesmo a buscar novos parceiros e alavanque suas vendas! Precisa de mais orientações para as estratégias da sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas em Marketing Digital.

About This Site

This may be a good place to introduce yourself and your site or include some credits.

Share This
Marketing Digital Co-marketing – O que é e como aplicar ao seu negócio
%d blogueiros gostam disto: