O Instagram está sempre lançando novas funcionalidades. De início, era uma rede social para compartilhamento de fotos e dos melhores momentos da vida. Após ser comprada pelo Facebook, esta mídia social vem passando por diversas mudanças, como a criação de stories, enquetes, venda de produtos diretamente no aplicativo, etc.

E há alguns meses, foi lançando um recurso focado no público adolescente, o close friends, em português é chamado de melhores amigos.

Este recurso possibilita que o usuário compartilhe certos momentos com as pessoas mais próximas, como familiares e amigos. O compartilhamento apenas para estas pessoas escolhidas pelo usuário, se dá a partir da criação de uma lista.

E as marcas, o que tem a ver com isso? Bem, é justamente sobre isto que vamos abordar nesse artigo.

Quer saber como usar o recurso close friends no Instagram da sua marca? Então continue lendo.

 

A oportunidade de uma comunicação exclusiva

 

Com o recurso close friends é possível criar uma comunicação mais direta e exclusiva com determinados clientes. Se a sua marca possui clientes que são de fato muito próximos, por exemplo, compram com frequência, comentam suas publicações, reagem ou respondem seus stories sempre, é válido inseri-los nesta lista.

 

close-friends-inta

 

Uma outra possibilidade, é criar listas com pessoas que moram próximo do seu negócio, caso ele seja físico. A partir daí, envie promoções exclusivas, novidades que acabaram de chegar, diga ao cliente que ele está recebendo em primeira mão. Sem dúvidas, sua marca ou negócio irá fidelizar mais clientes sabendo fazer um bom uso do close friends.

Para exemplificar, veja abaixo um print do Blog Garotas Estúpidas em que eles apresentam como premiaram seus close friends:

 

close-friends-instagram

 

Bacana a ação, né? Certamente, pode te inspirar a criar uma ação que aproxime mais a sua marca do seu público.

 

Mas como criar estas listas?

 

Faça um “mapeamento” desses clientes que mais engajam com a sua marca, veja a partir dos comentários, inbox e comece a listá-los utilizando o excel, por exemplo.

 

Lista VIP

 

Caso você já possua uma lista VIP, convide as pessoas que estão nela para entrarem no close friends. Como dito anteriormente, ofereça um conteúdo exclusivo!

Que tal oferecer dicas de passeios exclusivos, por exemplo, se tiver a ver com seu negócio. Ou quem sabe, receitas para o inverno, caso seja algo relacionado à culinária. Enfim, são inúmeras possibilidades que deverão ser criadas de acordo com o tipo de negócio que você possui.

Um conteúdo que faz com que os clientes se sintam mais próximos da marca, é poderem ver os bastidores da mesma. Para uma marca de roupa, por exemplo, é muito legal apresentar vídeos de como elas são produzidas. Se tiver um e-commerce, conteúdo mostrando os pedidos saindo para entrega também aproxima o público.

 

Faça perguntas

 

 

close-friends-instagram

 

Depois do mapeamento feito e as listas prontas, pergunte aos seus close friends que tipo de conteúdo eles gostariam de receber. Com certeza, isso irá ajudar a melhorar a forma como sua marca utiliza o recurso. Saiba ouvir os seus clientes!

 

E você já usa o recurso close friends?

 

 

Share This
Marketing Digital Como usar o recurso close friends do Instagram na sua marca
%d blogueiros gostam disto: