contratar agência de marketing digital

Contratar uma Agência de Marketing Digital ou investir em uma equipe interna?

Muitos empreendedores e gestores se perguntam a mesma coisa: é melhor contratar uma agência de marketing digital ou investir em uma equipe interna? Para responder essa pergunta de forma consistente, é preciso levar uma série de pontos em consideração.

Sabemos que, atualmente, a expansão de qualquer negócio depende da captação de clientes, e já está mais do que provado que a internet é a ferramenta mais eficiente para alcançar este objetivo. Segundo pesquisa da Mlabs (2019), 69% do investimento em tecnologia nas empresas será em monitoramento do tráfego online.

Uma rede social ativa que represente a essência da marca, um site bem posicionado no Google e uma estratégia de geração de leads interessados são elementos fundamentais para o crescimento das empresas atuais.

No entanto, muitos gestores e empresários se questionam: Quem tem mais potencial para colocar em prática todos esses elementos essenciais? Uma agência especializada em marketing digital ou uma equipe interna?

Não se preocupe! Se você também vive este dilema no momento, este post foi feito para você! Confira agora quais pontos você precisa levar em consideração nessa escolha:

Contratar uma agência ou investir em uma equipe interna?

 

#1 – Sua empresa tem algum líder apto para formar uma equipe interna?

 

A qualificação de uma equipe interna é essencial e pode ser uma boa opção para o seu negócio. Mas devemos lembrar que os resultados serão colhidos a médio e longo prazo, justamente porque contratar colaboradores e capacitá-los necessita de recursos financeiros e tempo.

#2 – Como precisa ser a comunicação entre você e quem for executar as tarefas?

 

Com uma equipe interna você pode ter a vantagem da comunicação. Pelo fato desses profissionais estarem presentes no seu local de trabalho, você pode se comunicar de maneira mais rápida e direta, sem a necessidade da intermediação de outras pessoas.

Também há muitas agências de marketing que oferecem um atendimento full-time via Whatsapp, telefone e aplicativos de gestão de projeto. Muitas vezes vão além do período de trabalho de um funcionário e podem se equiparar muito bem a uma equipe interna. Por isso, se a sua escolha for uma agência, alinhe bem a forma de comunicação entre as partes e tire todas as suas dúvidas antes do fechamento do contrato.

contrar agência de marketing digital

#3 – Qual a complexidade das atividades que a sua empresa demanda?

 

Sua empresa precisa de um 360º na presença digital? Nisto, é preciso considerar por exemplo, a criação/otimização de um site ou e-commerce, o início uma estratégia de links patrocinados (Google Ads, Facebook/Instagram Ads, Waze Ads, entre outros), a implementação de um blog com geração de conteúdos, Business Intelligence (Inteligência de Mercado baseada em dados para tomada de decisões no Marketing), entre outros. 

Se sua resposta foi sim, contratar uma agência pode ser um caminho mais prático e barato, já que captar colaboradores com esta gama de conhecimentos específicos pode ser muito oneroso, além de serem profissionais mais escassos no mercado.

#4 – Sua empresa precisa usufruir do que há de mais novo e tecnológico?

 

É importante lembrar que os  profissionais responsáveis pelas suas estratégias de marketing precisam estar sempre se atualizando para não perderem as rápidas evoluções do mundo on-line, e isso também demanda tempo e investimento.

Em agências de marketing você terá uma maior disponibilidade deste tipo de profissional, além de ser um foco interno de qualquer agência de qualidade. No entanto, se você gostaria de investir em cursos de atualização e eventos na área de marketing para seus colaboradores, a equipe interna também pode ser uma boa escolha.

 

#5 – Há diferença de custo entre uma equipe interna e uma agência de marketing?

 

Não tem jeito, para responder é preciso orçar! Se você já tem algum funcionário responsável pelo marketing peça a ajuda a ele para entender quais profissionais seriam necessários para atender as demandas da sua empresa, faça uma pesquisa de salário em sites de vagas de emprego e defina o custo mensal dessa mão de obra. 

Em paralelo, solicite orçamentos de agências que ofereçam o serviço que você busca e compare o fee mensal com o custo da mão de obra interna. A partir daí você poderá avaliar se a diferença de valores faz sentido para você.

contratar agência de marketing digital

#6 – Por que não ter os dois?

 

Ao contrário do que muitos pensam, ter um equipe interna enxuta e contar com uma agência de marketing pode ser uma excelente opção. Você consegue aliar as vantagens dos dois lados e somar cérebros fervilhando de criatividade para sua marca!

Além disso, essa união pode tornar o trabalho mais completo, pois as tarefas são compartilhadas e complementadas. Um exemplo: sua equipe interna pode ficar responsável pela coleta de materiais e fotografias da empresa, enquanto a agência fica responsável por editar os arquivos e divulgar da melhor forma.

Outro exemplo: sua equipe interna fica responsável pela alimentação de produtos no e-commerce e atualização de informações, enquanto a agência de marketing fica responsável pela performance de anúncios e estratégias de SEO.

#7 – Qual a melhor opção?

 

Com tudo o que vimos aqui, percebemos que esta resposta é bem individual. Uma análise personalizada do seu negócio e das particularidades da sua empresa trará a melhor resposta. Além disso, fazer esse check-list é bem simples e irá tornar sua decisão muito mais assertiva!

Se você procura escalabilidade na área de marketing, é indicado atuar com uma agência terceirizada, que já ofereça as estruturas necessárias para o desenvolvimento estratégico. 

Quando o foco é ter uma equipe de marketing integrada a outras áreas e dedicação exclusiva, uma equipe interna se torna interessante, lembrando que isso demanda um investimento mais elevado e contínuo.

Esperamos ter ajudado você nesta decisão e, caso você opte por uma Agência de Marketing Digital, fale agora mesmo com um de nossos especialistas clicando aqui.

Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e executar a melhor estratégia de marketing para sua empresa!

Gustavo Venancio (41)

CEO e Fundador da About Grow. Apaixonado por Marketing e Vendas, por isso é fissurado em performance. Possui todas as certificações do Google Ads e algumas de Google Cloud. Estuda Cloud Computing, Data Science, ML, dentre outros para otimizar os processos da agência.

1 comentário em “Contratar uma Agência de Marketing Digital ou investir em uma equipe interna?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima