criar loja virtual

Saiba como criar a sua loja virtual sem precisar de programação

Você deseja vender online mas sempre achou que criar uma loja virtual fosse muito difícil ou muito caro? Não se preocupe, há algumas formas de facilitar (e muito) esse novo passo no seu negócio. 

E mais do que nunca, o isolamento social e as novas práticas de saúde pública tornaram o momento mais propício para criar a sua loja virtual! E sim, isso é possível sem nenhum conhecimento de programação. Mas, por onde começar?

Antes de iniciar, vamos a alguns fatos para que você acredite definitivamente que criar uma loja virtual é um bom investimento.

Uma pesquisa realizada pela Abracom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que as compras pela internet realizadas entre fevereiro e março de 2020 chegaram a ter crescimento de mais de 100% no comércio online no setor de saúde, quando comparado com o mesmo período em 2019. Já as categorias de beleza e perfumaria acumulam altas de 83% e 80%, respectivamente.  

Hoje, o e-commerce já é considerado um dos locais mais democráticos para quem deseja empreender e fazer negócios. E como já dito, há formas de criar uma loja online sem precisar ser um expert em tecnologia.

Como criar a sua loja virtual sem precisar de programação

Atualmente no mercado, existem diversos de plataforma de e-commerce pré-montadas especializadas em ajudar seus usuários a criar lojas onlines de forma prática e independente, sem a necessidade de contratar um desenvolvedor.

E por mais simples que seja para o usuário administrar essa plataforma, ela não deixa de ser robusta e o melhor, de baixo-custo! O que é ideal para pequenos negócios, ou para àqueles que estão estudando começar as vendas na internet mas não podem investir muito.

criar loja virtual

Estas plataformas pré-prontas são extremamente versáteis, podendo ser utilizadas para diversos negócios, seja para um vendedor de produtos artesanais, roupas, suplementos, produtos cosméticos, entre muitos outros!

Agora, veja um passo a passo para criar uma loja online:

Planejamento

Como plataformas pré-prontas de loja virtual são muito práticas de se utilizar, o ideal é que você já tenha definido seu produto e plano de negócio antes de contratar o e-commerce, afinal, após a contratação você precisa de pouco esforço e tempo para começar a vender.

O custo geralmente consiste num pagamento mensal de baixo valor, que pode ser facilmente incluído no seu planejamento financeiro.

Análise de concorrência

A concorrência, na internet, está a apenas um clique de distância. Portanto, é por esse motivo que é importante estudar os seus concorrentes.

Um estudo de mercado básico, avaliando os pontos fracos e fortes de empresas similares, pode te trazer insights importantes para guiar o seu novo negócio. Isso também te ajudará a entender o que tem dado certo e que tem dado errado no seu nicho.

Definição do público-alvo

Você conhece bem o público-alvo? Antes de saber como montar uma loja online é necessário definir quem será o seu comprador. 

Pensar nas dores que você pode sanar no futuro cliente, e quais problemas dele você pode resolver é fundamental. O lema é “pensar como cliente pensaria”, dessa forma você poderá oferecer as soluções que serão mais bem aceitas por ele.

criar loja virtual

Escolha dos fornecedores

Dentro do seu planejamento para montar um e-commerce, escolher bem os seus fornecedores é um ponto essencial.

A qualidade das suas mercadorias irá auxiliar na construção da reputação da sua loja. Além disso, o custo-benefício dos seus materiais será fundamental para que o seu negócio tenha a lucratividade adequada.

Apresentação dos produtos

Agora que você já sabe do seu público-alvo e dos fornecedores, é o momento de determinar o mix de produtos, ou seja, quais produtos dentro do seu ramo de segmentação que tem maior potencial de vendas.

Feito isso, você precisará das fotos desses produtos em uma boa qualidade e no formato apropriado para subir na sua nova loja virtual. O ideal é que essas imagens tenham mais de 1000×1000 de resolução. 

Esta etapa é decisiva, pois a aparência das fotos é fator determinante no desejo do cliente pelo seu produto.

Escolha da forma de pagamento

Depois de definir os pontos acima para estruturar a sua loja virtual, agora é a hora de você escolher um sistema de pagamento para o seu negócio. 

Para isso, é importante que você tenha em mente o fluxo de venda do seu negócio e se o método faz integração com a plataforma que você escolheu para a venda. Verificar as taxas e custos operacionais também é fundamental para incluir essas despesas no custo dos seus produtos.

As opções disponíveis no mercado são: Intermediadores de pagamento, Gateways de Pagamento ou Integração Direta com o Adquirente.

Definição da forma de entrega

Feito isso, agora você tem que escolher a logística de envio da sua loja virtual. Portanto, você deve levar em consideração diversos fatores, como o tipo de itens vendidos, a frequência das vendas, a localização dos clientes, o ticket médio das mercadorias, o risco de extravio e furto de peças, etc.

Por isso, é essencial avaliar com cuidado as diversas opções, não pensando somente no valor investido no frete, mas se atende às necessidades da sua loja virtual. Alguns exemplos são: Correios, Motoboy, Rodoviário ou Transportadora Especializada. 

Por fim, de maneira geral, é importante ressaltar que ao criar a sua loja virtual você precisa ter em mente que ela deve ser funcional, direta e que reduza ao máximo o tempo de compra do usuário.

Portanto, fica a dica final: você quer abrir o seu próprio negócio, mas está sem tempo para investir? Comece a vender hoje mesmo com a nossa plataforma de e-commerce, que permite que você crie em apenas alguns minutos uma loja virtual para vender seus produtos em vários canais, com facilidade, praticidade e total independência.

Além de todas essas vantagens facilidade, você pode integrar a sua loja em um dos maiores marketplaces do Brasil, colocando os seus produtos para venda no Mercado Livre, nas lojas da B2W: Americanas.com.br, Submarino.com, ShopTime.com.br e SouBarato.com.br, além de lojas da Via Varejo: PontoFrio.com.br, CasasBahia.com.br e Extra.com.br.

Crie a sua loja virtual com a nossa ferramenta de forma rápida e fácil, sem ter que mexer em uma só linha de código. Clique aqui para conhecer.

0/5 (0 Reviews)

Talitha Adde (9)

Analista de Marketing na AboutGrow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima