google search console

O que é o Google Search Console e como usá-lo para otimizar o seu site?

No último texto do nosso blog você aprendeu a ler e otimizar todos os dados do seu site com o Google Analytics. Já hoje vamos aprofundar o conhecimento adquirido, te explicando, de forma simples, o que é o Google Search Console, que além de ser uma ferramenta também gratuita, pode te ajudar a garantir que a sua página seja encontrada e indexada corretamente nos buscadores de pesquisa. Então, vamos nessa?

O que é o Google Search Console e como ele funciona?

O Google Search Console é ideal para você que busca mais informações sobre acessos, buscas e SEO do seu site. Ele reúne ferramentas e relatórios que ajudam o administrador a encontrar problemas na página e solucioná-los rapidamente para que as pessoas certas o localizem nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisas do Google.

google search console

De forma geral, esta ferramenta sugere as seguintes melhorias:

  • Melhorar a velocidade do carregamento do seu site, ao identificar quais imagens devem ser comprimidas e quais páginas estão sobrecarregadas com arquivos pesados;
  • Disponibilizar métricas para monitorar o desempenho do tráfego do seu site nas pesquisas do Google e em dispositivos móveis;
  • Tomar decisões ao criar estratégias de melhoria de backlinks e ajustes no código HTML;
  • Sugerir mudanças na estratégia de SEO, verificando o status de indexação e ranqueamento das páginas;
  • ·Impulsionamento de links internos.

Por isso, na prática, ao utilizar o Search Console, você consegue:

  • Descobrir quais conteúdos são mais atrativos;
  • Evitar interrupções, erros de carregamento e de servidor, invasões maliciosas;
  • Maximizar a eficiência de outras ferramentas, tais como: Google Analytics, o Google Trends e o Google AdWords;
  • Análise de métricas para monitorar o desempenho do tráfego do seu site nas pesquisas do Google e em dispositivos móveis;
  • Relatórios precisos e individuais.

Além disso, o Search Console também informa se existem problemas com a indexação da página pelo Google, além de indicar se há a necessidade de melhorar tags e como está o tráfego, de forma geral.

Como configurar no seu site? 

Agora que esclarecemos o conceito do Google Search Console, vamos à prática. Para usufruir dos benefícios da ferramenta, é necessário configurá-lo no seu site. Portanto, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1

Faça login com sua conta Gmail, abra o menu suspenso e selecione + Adicionar propriedade.

Passo 2

Escolha entre Domínio e Prefixo do URL e digite o endereço do seu site na opção desejada, seguindo as instruções da instalação.

google search console

Passo 3

Siga as orientações de confirmação da propriedade. Se tiver escolhido a opção Domínio no passo anterior, será preciso fazer uma alteração no DNS do site. Se escolheu Prefixo do URL, recomendamos selecionar a opção Tag HTML para uma verificação mais fácil e rápida.

Passo 4

Depois de realizar o procedimento acima no seu site, volte ao Search Console e aperte o botão Verificar.

Passo 5

Finalizado! Já está tudo funcionando.

Como usar o Google Search Console?

Agora, depois de configurá-lo no seu site, vamos ao ponto mais importante deste texto: como usar o Google Search Console? Abaixo, explicamos algumas das principais funcionalidades desta ferramenta completa: 

Visão geral 

Nele é possível verificar o relatório do desempenho do seu site, podendo escolher um período de tempo personalizado para análise (data pré-determinada ou data específica), e filtros como: web, imagem ou vídeo.

Além de fazer comparações entre os filtros, tanto do tipo de pesquisa quanto de datas.

google search console

 

Desempenho

Já aqui, o Search Console entrega dados completos como taxa de cliques, CTR e total de impressões. Por isso, essas métricas são importantes para direcionar sua estratégia de marketing.

google search console

 Nesta aba, também é possível avaliar outros recursos, tais como: descobrir por onde as pessoas chegam até o seu site (ou palavras-chaves), as páginas indexadas que são mais mostradas nas pesquisas, países onde seu site é popular, desempenhos em dispositivos móveis e aspectos da pesquisa. 

 É aqui que você vai extrair todos os relatórios com métricas importantes, que explicamos um pouco mais para frente.

 Índice

Na coluna “Índice” você tem acesso a dois itens, como observados na imagem a seguir: cobertura e sitemaps.

 Em cobertura, serão exibidos erros de páginas do seu site indexadas pelo Google, as que foram removidas e bloqueadas. 

google search console

 Já no sitemaps, encontramos o mapa do site – o item favorito dos motores de busca. Resumindo, o Sitemap é um arquivo que esclarece ao Google ou outro mecanismo de buscas, por exemplo, a estrutura de um site, bem como suas atualizações e as principais páginas a serem indexadas.

google search console

Uma forma simples de criar um SiteMap, é com a ferramenta do Yoast SEO. Então, neste sentindo, quando você permite a função sitemap XML no Yoast, ele automaticamente gera um sitemap e atualiza quando adicionado um novo comentário, notificando os buscadores quando você adiciona novos conteúdos.

 Melhorias

Na coluna abaixo temos itens que correspondem a melhorias. Nela é possível avaliar, por exemplo, a performance do site em dispositivos móveis e checar se está tudo funcionando como deveria. 

google search console

Links

Agora, por fim, preste atenção nesta dica importante: links! No Google Search Console você tem acesso aos seus links externos e links internos.

search console

Os links externos são aqueles que estão fora do seu site, mas que levam até uma determinada página da sua propriedade/domínio. Já os links internos, são aqueles que estão dentro do seu site.

Nesta aba, é possível também gerar relatório desses links, que indicam links de conteúdo duplicado, assim como links recentes indicados para o seu site.  Você encontra as seguintes informações neste relatório:

  • Domínios com links – os sites que apontam para o seu;
  • Páginas vinculadas de outros sites;
  • Páginas veiculadas do seu site nas buscas no motor de busca;
  • Textos de link que levam para o seu site;
  • Links externos de sites específicos que apontam para sua página;
  • Sites com links externos do seu site. 

Como o Google Search Console pode ajudar a otimizar o seu site?

O Google Search Console utiliza uma série de técnicas e relatórios que ajudam na otimização das páginas. O objetivo é gerar mais visitas, engajamento e conversões.

Na aba de “Desempenho” da ferramenta, você visualiza quatro métricas importantes para você considerar mensalmente e ajudar na otimização da sua página. Fique de olho nelas:

  • impressões: número de vezes que a URL do seu site ou páginas apareceram nos buscadores do Google.  Sendo assim, é importante para ver o quanto seu conteúdo está sendo considerado na seleção do Google para as buscas dos usuários;
  • Cliques: número de cliques que o seu site ganhou quando ficou em relevância em resultados de busca no Google. Então, pode revelar o quanto as pessoas se interessam pelos títulos dos conteúdos das suas publicações;
  • CTR:  é uma relação entre as duas métricas anteriores. Por isso, com ela, você fica sabendo a porcentagem de impressões que gera um clique;
  • Posição: é a classificação média das URLs do seu site nos resultados de busca.

Por fim, vale a pena ressaltar que como qualquer ferramenta do Google, é importante sempre explorar e entender os seus serviços para melhorar constantemente a sua estratégia de marketing digital.

Então, se você quer se tornar relevante nas buscas e fazer do seu site uma importante ferramenta de vendas, você pode contar com o suporte de uma agência de marketing digital. Faça contato agora mesmo! Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Gostou do conteúdo? Deixe suas dúvidas nos comentários!

5/5 (1 Review)

Talitha Adde (9)

Analista de Marketing na AboutGrow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima