negócio online

Empreender digitalmente: passo a passo para criar um negócio online

Se a presença digital já era importante para os negócios, hoje, com a necessidade de isolamento social, isso se tornou imprescindível. Além de ser uma solução para empresas já consolidadas, criar um negócio online pode ser uma nova alternativa para quem busca empreender nos dias atuais.

 No entanto, é preciso saber que antes de chegar em um cenário rentável, é necessário dedicar muito tempo ao estudo da viabilidade, à análise de seu perfil de empreendedor digital e à realização de um bom planejamento. 

Se você não sabe por onde começar, este texto pode te ajudar. Listamos a seguir as etapas necessárias para tirar do papel a ideia para um negócio on-line. Confira:

 1 – Escolha do melhor nicho de mercado para atuar

 Investir em um nicho no qual você tenha maior afinidade e conhecimento, irá te ajudar a acompanhar as tendências e novidades, além de aproveitá-las para destacar em relação à concorrência.

Por isso algumas perguntas iniciais irão ajudar muito nessa fase inicial. Você pode analisar as respostas e fazer uma lista dos temas que você mais simpatiza. Comece respondendo:

  • Quais são seus hobbies?
  • Em quais atividades você mais se destaca?
  • Que tipo de assunto seus amigos pedem que você ensine?
  • O que você faria se tivesse que escolher uma única atividade para exercer pelo resto da vida?

Abrir mais de um tipo de negócio online, pode te ajudar a diversificar sua renda, no entanto, isto implica mais trabalho de manutenção e dedicação para divulgação.

negócio online

Por isso, é mais aconselhável que quem esteja começando a empreender no meio digital especialize-se em alguma área específica, como finanças, moda, decoração ou educação física, por exemplo.

2 – Criação de um e-commerce

As vendas por e-commerce vêm crescendo bastante, acompanhando as mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros. Com esta plataforma, seus clientes pode realizar o pagamento online e receber os produtos em casa.

Inicialmente, você precisará comprar um domínio para sua loja online. Antes de contratar os direitos de um domínio, você precisa escolher um nome que resuma a ideia de negócio. Esse nome deve ser sucinto e criativo, para que os usuários tenham facilidade de lembrar e encontrar sua página.

Você pode descobrir se o nome que você escolheu já está sendo utilizado, através do site Registro.br, por exemplo. A verificação não tem custo e leva mais alguns segundos.

Em paralelo, você deve procurar uma boa agência de marketing digital e tecnologia para criação da loja virtual, garantindo que ela atenda os requisitos necessários para divulgação dos seus produtos após a entrega do e-commerce.

 3 – Criação de uma estratégia de divulgação

 Ter uma sólida estratégia de divulgação é fundamental para que seu negócio online gere rendimentos. Nesse sentido, alguns aspectos iniciais precisam ser avaliados: o perfil do consumidor, geração de conteúdo útil e escolha dos canais de comunicação.

negócio online

É necessário encontrar o público certo para o seu empreendimento e entregar conteúdo útil para ele, no momento em que ele precisa e/ou quando ele busca. Além disso um estratégia deve buscar fortalecer a reputação da marca, fazendo com que o público veja valor no produto ou serviço que você oferece.

4 – Contratação de um software de automação de marketing

Manter um relacionamento próximo, com os leads cadastrados, é fundamental para gerar vendas recorrentes e fidelizar os clientes. Dessa forma, um software de automação de marketing é uma ótima ferramenta para tornar isso possível. 

Um bom software de automação garantirá que você possa manter:

  • Relacionamento com sua base de leads: através de email marketing e envio de SMS/WhatsApp;
  • Captação de novos leads: através da construção e divulgação de landing pages, formulários e pop-ups.

Uma boa parte dos emails podem ser convertidos em vendas, com isso, é possível segmentar ainda mais o público que já interage com a sua marca. Além disso, bons softwares também oferecem relatórios de desempenho que demonstram quais ações tiveram sucesso ou não, auxiliando nas tomadas de decisão.

5 – Geração de tráfego para o e-commerce

Um bom tráfego auxilia tanto no aumento das oportunidades de venda como para em um melhor posicionamento orgânico. 

E para alavancar este tráfego, o investimento em mídia paga são é essencial. Aliado a isso,  uma boa gestão de Ads, feita por um profissional qualificado e experiente te ajudará a chegar no seu objetivo com mais facilidade.

Você pode criar anúncios pagos para sua marca no Google (onde você aparecerá para os clientes que buscam seus serviços ou produtos), e também pode anunciar nas redes mais estratégias para sua empresa, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube, por exemplo.

Já escolhi meu nicho e quero criar um negócio online

 Se você já tem um nicho em mente ou já desenvolveu seus produtos, e precisa de suporte nas etapas seguintes, entre em contato conosco. Estamos à disposição para orientação e criação das melhores estratégias de divulgação online para sua marca.

Fale agora mesmo com um especialista em marketing digital. Se preferir conferir mais conteúdos como este, continue navegando em nosso site.

0/5 (0 Reviews)

Talitha Adde (9)

Analista de Marketing na AboutGrow.

Deixe uma resposta

Rolar para cima