fbpx
21 99173-7117 agencia@aboutgrow.com

Racismo explícito em GIF

A função de adicionar GIFs em stories foi removida do Instagram e do Snapchat, no fim de semana passado. Os internautas perceberam a ausência, no entanto, as empresas não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. Segundo informações do site TechCruch, a remoção aconteceu devido à descoberta de um GIF racista que aparecia quando os usuários pesquisavam o tema “crime”.

O GIF simulava um macaco rodando um contador de mortes de negros, sob o comando de um homem branco que falava para o animal continuar trabalhando, pois os números estavam só aumentando.

O Snapchat removeu as animações primeiro. Um representante do aplicativo informou que o recurso, adicionado recentemente, foi retirado até a equipe do Giphy (serviço que fornece os GIFs) resolva a situação. O Giphy disponibiliza imagens animadas em seu catálogo, mas seu termo de serviço informa que não são permitidos conteúdos abusivos, obscenos ou ofensivos.

A causa do erro

Segundo uma declaração de um representante do Giphy ao site Engadget, a animação racista só foi incluída por causa de uma falha no filtro de moderação. Ele afirmou também, que o GIF já foi retirado do banco de dados.

A equipe também estaria revisando cada imagem manualmente, e o trabalho deverá ser concluído em breve. O representante informou: “Nós corrigimos o erro e remoderamos todos os GIFs em nossa biblioteca. Nós assumimos a responsabilidade total por esses eventos recentes e, sinceramente, pedimos desculpas a quem se sentiu ofendido”.

Outros fatos envolvendo racismo

Não é a primeira situação em que o Snapchat é acusado de racismo pelos usuários. O aplicativo havia criado filtros com o roto de Bob Marley, o que acabou sendo considerada uma prática de “blackface digital”. Essa prática consiste na caracterização de personagens do teatro com estereótipo racista.

Outro efeito criado pela empresa não foi bem visto pelos usuários, ele simulava o rosto de um oriental em forma de mangá. Além dos filtros também criticados por deixarem a pele mais clara e afinarem as feições dos usuários.

Mesmo tendo confirmado a retirada do GIF de caráter racista, o recurso da empresa Giphy ainda não voltou aos aplicativos Instagram e Snapchat.

Havendo mais dúvidas, faça contato conosco. Até a próxima!

 

 

Share This
%d blogueiros gostam disto: