plataforma de e-commerce

Magento, Vtex ou Woocommerce: Qual a melhor plataforma de ecommerce?

Já falamos sobre como criar a sua loja virtual sem precisar de programação, demos um passo a passo para criar um negócio on-line e mostramos como aumentar as vendas pela internet em datas comemorativas. Agora, se você busca uma plataforma de e-commerce robusta e que suporte um alto número de transações, podem surgir muitas dúvidas!

Para te ajudar nesta decisão, preparamos este texto. Aqui apontamos as principais características das 3 plataformas mais indicadas para quem busca uma alta performance e espera um grande número de vendas: Magento, Vtex ou Woocommerce. Afinal, qual é a melhor para investir? Para te ajudar nesta decisão, hoje a gente vai mostrar os prós e contras destas principais plataformas de e-commerce.

Qual plataforma de e-commerce escolher?

Iniciando com a comparação do custo, vale mencionar que dentro das três opções avaliadas aqui, o Woocommerce tem um preço mais acessível. Ao passo que Vtex e Magento necessitam de um investimento um pouco mais elevados, já que possuem funcionalidades adicionais que necessitam de mais horas de programação.

magento

E, ainda no caso da Vtex, também é cobrado uma porcentagem sobre as vendas, o que não acontece para quem optar pelo Magento, por exemplo. Então, a primeira dica é: defina o seu orçamento para contratar o serviço e, depois pesquise de acordo com o seu budget! 

Veja agora as principais diferenças entre Magento, Vtex e Woocommerce.

Magento

Ideal para quem esperar atender uma alta demanda, pois a plataforma é totalmente escalável, com infraestrutura robusta que garante estabilidade e se adequa ao tamanho do seu negócio.

É a plataforma de e-commerce mais utilizada nos mundo, sendo escolhida tanto por pequenas lojas, e até grandes multinacionais como Coca-Cola e HP. A plataforma Magento suporta até 80 mil ordens de serviço por hora e pode armazenar mais de 500 mil produtos!

Além do mais, em seu painel geral, o usuário ainda consegue acompanhar informações e indicadores em tempo real sobre suas vendas, clientes e produtos.

Vale a pena ressaltar que o grau de complexidade de implementação e construção, desde a infraestrutura de um servidor robusto até o desenvolvimento do código em si, exige a experiência de desenvolvedores mais experientes para concluir tais funções.

Prós 
  • Referência em código aberto, é indicada para empreendedores que buscam flexibilidade;
  • Todas as informações do seu e-commerce ficam em modo privado, sem acesso de terceiros;
  • Disponibiliza uma grande quantidade de temas prontos que permitem a personalização;
  • Oferece recursos gratuitos e avançados de SEO (redirecionamento de endereços, URLs amigáveis, suporte para sitemaps, meta-tags exclusivas nas páginas de produto, entre outros);
  • Integração com marketplaces;
  • Possibilita a instalação de extensão de e-mail marketing e SMS 
Contras
  • Cadastro de produtos via API é detalhado e complexo;
  • Não existem módulos nativos de comunicação com o cliente;
  • A criação desta plataforma requer conhecimento específico em Magento;

Vtex

A plataforma de e-commerce VTEX tem a vantagem de utilizar a tecnologia SaaS (Software as a Service). Além de oferecer uma estrutura completa, focada na experiência do usuário, ela não possui limite de personalização e possui infinitas possibilidades.

Por isso, esta plataforma é indicada para médias e grandes empresas que já vendem na internet e possuem um planejamento a longo prazo.

Prós 
  • Permite gerenciamento e contato com o cliente – Mobile & Omnichannel;
  • Smart Checkout, o que ajuda a reduzir o abandono do carrinho;
  • O software tem armazenamento próprio em nuvem – Cloud Software;
  • Responsivo e adaptável: o layout flexível e mobile friendly
  • Integração com marketplaces;
  • Integração com lojas offline;
  • Permite que a sua loja seja seller e também marketplace de outras lojas VTEX
Contras
  • O controle de pedidos demonstra aqueles realizados em até 6 meses;
  • Cadastro de produtos é mais complexo do que as outras plataformas;
  • A porcentagem cobrada pelas vendas concluídas varia de acordo com o faturamento;
  • Não é possível fazer a configuração por conta própria, e sim com uma agência parceira.

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin para WordPress que faz o seu blog virar uma loja virtual. É excelente para empresas que utilizam o construtor de site mais utilizado por empresas. Portanto, é preciso instalar o WordPress e em seguida o plugin WooCommerce.

Cerca de 30% de todas as lojas virtuais, em todo o mundo. A solução é totalmente flexível e possui código aberto, tudo interligado ao WordPress. Por ser mais simples e intuitiva, é possível contar com um investimento inferior às demais e requer menos tempo de uma equipe especializada em comércio eletrônico.

Prós
  • É um plugin gratuito;
  • Permite o gerenciamento de inventário;
  • Possibilita a criação de cupons e se conecta a diversos gateways de pagamento;
  • Permite o uso de várias extensões personalizadas: gratuitas ou pagas;
  • Basta adicionar o conteúdo para oferecer descontos, promoções ou só o produto.
Contras
  • Não é recomendado para lojas grandes e robustas devido às limitações;
  • Tem uma base de dados limitada;
  • As extensões adicionais necessitam de investimento extra.

Afinal, qual a melhor plataforma de e-commerce?

Quando falamos das semelhanças entre WooCommerce e Magento, vale ressaltar que as duas plataformas oferecem produtos de código aberto, diferentemente da Vtex. 

Com código aberto, o gestor pode editar e customizar o layout e as ferramentas disponibilizadas da forma que preferir. Ambas usam templates para projetar e personalizar a aparência do seu site. Portanto, tanto WooCommerce quanto Magento são melhores para quem busca liberdade de personalização.

plataforma e-commerce

Para quem já tem um negócio muito bem estruturado e estima um alto tráfego e grande volume de vendas, Vtex e Magento são as plataformas mais indicadas, por serem muito bem estruturadas.

Em relação ao custo, o Woocommerce tem custo mais acessível com agências especializadas, enquanto Magento e Vtex possuem custo mais elevado. No caso da Vtex, ainda existe o custo de comissionamento mensal sobre as vendas, o que é um ponto importante, que precisa ser levando em conta, principalmente no caso de altos faturamentos.

Além disso, medir os resultados da sua loja é fundamental! Você precisa garantir que a estrutura dela seja flexível e comportar o crescimento do público esperado ou atendido atualmente em lojas físicas, já que certamente as vendas crescerão na internet.

Com essas dicas, você certamente conseguirá escolher a melhor plataforma de e-commerce para as peculiaridades do seu negócio e para o seu momento atual. Não existe uma receita de bolo, mas sempre haverá uma loja virtual indicada para a sua empresa.

Se você busca uma equipe especializada em criação de e-commerces, entre em contato com a gente clicando aqui. Somos uma Agência de Marketing e Tecnologia, focada em resultados, e teremos as melhores soluções para o seu negócio.

0/5 (0 Reviews)

Talitha Adde (9)

Analista de Marketing na AboutGrow.

Deixe uma resposta

Rolar para cima