primeira página google

Como aparecer na primeira página do Google: Mitos e Verdades

A pergunta de um milhão de dólares: Como faço para o meu negócio aparecer na primeira página do Google? Entender como funciona o buscador utilizado por 90% dos brasileiros nas pesquisas feitas na internet pode parecer uma utopia para muitos. Pensando nisso, preparamos este texto para desmistificar este assunto! Vamos nessa? Boa leitura!

Antes de começar é importante ressaltar alguns pontos que o Google considera para que o seu site apareça na primeira página. Grande parte destas ações partem de estratégias de SEO, que é o nome dado à otimização para mecanismos de buscas. Portanto, aprimorar esta técnica ajuda a posicionar gradativamente sua página no mecanismo de busca. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Quando procuramos por um termo no Google, são mostrados resultados de dois tipos: orgânicos e anúncios – os links patrocinados. O SEO favorece os dois tipos de resultados, mas falando especificamente de busca orgânica, as seleções de relevância seguem alguns critérios, tais como:

  • Interação com o conteúdo correspondente;
  • Velocidade do site;
  • Termos relacionados.

O Google considera uma página, ou site relevante, quando tem uma técnica de otimização consolidada (SEO). Cerca de 75% das pessoas não passam da primeira página do Google. Geralmente, o link que aparece na primeira posição é o mais completo em informações. E é exatamente por isso não há necessidade de continuar a busca.

Este foi um pequeno resumo de como funciona o complexo algoritmo do Google. Agora, trazemos mitos e verdades sobre a rede de pesquisa:

Você só aparece na primeira página do Google se investir em anúncio: Mito

Fazer um site aparecer na primeira página do Google realmente não é um trabalho que possa ser feito noite para o dia, já que depende de certos fatores importantes. Mas esses fatores não tem relação direta com anúncios. O que é essencial: conteúdo atrativo e relevante, com otimização de SEO.

Eu posso aparecer na primeira página do Google com textos de blogs ou conteúdo relevante dentro do meu site: Verdade

O principal critério para indexar no Google é um texto, que será classificado de acordo com o interesse dos usuários no link. Responder a principal dúvida que levou o internauta a clicar no seu conteúdo, além de agregar valor ao material, pode colocar o seu site na primeira página do Google.

imagem de lupa em cima de um teclado que representa o assunto do texto: como aparecer na primeira página google

Para ser relevante no Google, a minha empresa precisa atuar nacionalmente: Mito

O algoritmo do Google é configurado para mostrar pesquisas por segmentação geográfica. Portanto, ele mostra como resultado de pesquisa o negócio que atua na cidade em que o usuário está procurando. Isso quer dizer que empresas que não atendem em âmbito nacional têm altas chances de aparecerem nas pesquisas.

Ter uma página otimizada ajuda a colocar meu site em primeiro lugar do Google: Verdade

Ter um site com carregamento de página veloz, otimizado em SEO, responsivo e compatível com todos os navegadores ajuda a melhorar o posicionamento na busca e colocar o conteúdo como relevante na primeira página do Google.

Avaliações negativas sobre o meu serviço oferecido podem aparecer na primeira página do Google: Verdade

Ao buscar referências sobre alguma empresa, os comentários negativos e reclamações também aparecem na primeira página do Google, o que diminui a chance do serviço oferecido em seu site ser convertido em venda. Portanto, atente-se a todos os comentários negativos que estão sendo veiculados sobre o negócio e procure solucioná-lo rapidamente! 

imagem da página inicial do Google, que ilustra o tema: primeira posição no google

Anunciar no Google Ads não exige aperfeiçoamento: Mito

Se arriscar em campanhas de Google Ads, sem conhecer a ferramenta, pode minar as suas chances de aparecer na primeira página do Google. É extremamente aconselhável que você aprenda os detalhes da ferramenta, evitando erros de segmentação, palavras-chave, lances e outros aspectos de marketing. Neste caso, procurar um profissional pode ser o mais indicado.

Então, fica uma dica extra : Se você busca uma equipe especializada em gestão de ads entre em contato com a gente clicando aqui. Somos uma Agência de Marketing e Tecnologia, focada em resultados! Afinal, quem melhor para ajudar sua empresa a crescer no Google, do que uma Agência Google Partner?

Agora, vamos responder de uma vez por todas: como aparecer na primeira página do Google? 

 

Defina as palavras-chave 

O primeiro passo é definir as palavras-chaves que representam o seu negócio. Então, entender os hábitos de pesquisa do seu público tem impacto direto nesta definição.

Definir as palavras-chaves certas para o seu negócio não só traz tráfego para a página, mas também otimiza a taxa de conversão, já que a pessoa que encontrar seu site, vai de fato estar buscando pelo assunto que você apresenta e seu site vai ser realmente relevante para a pesquisa dela.

Responda o que seu público pesquisa: traga conteúdo relevante

Foque em textos de qualidade, que realmente tenham relevância sobre o assunto escolhido, com boas inserções de palavra-chave, conteúdo completo, e explicativo.

Além do texto, imagens e vídeos, enriquecem sua página. Isso ajuda seu site a ter maior credibilidade, além de ser um critério do algoritmo do Google para posicionar o site nas melhores posições.

Link Building

O link building é uma das principais estratégias de SEO. Ao construir uma rede de links para o seu site, você mostra ao mecanismo de busca que é uma referência e que merece estar nas primeiras posições do Google.

URL 

A URL é um dos fatos que pode interferir na relevância da sua página no Google. Aplique a palavra-chave ao link que está divulgando assim, o Google, pode entender que seu conteúdo tem a ver com tal assunto

Meta Description  

A meta description pode ser determinante na decisão do usuário de abrir o seu site, isso porque aquele resumo de 150 caracteres que vai logo abaixo do seu title, vai ser a primeira carta de apresentação do seu assunto.

São três linhas, que vão dizer porque seu conteúdo importa ou não. Portanto, dedique um tempo a criar esse condensado das informações de seu site.

Gostou de saber como aparecer na primeira página do Google? Acompanhe o nosso blog para mais conteúdos e dicas como estas!

5/5 (1 Review)

Talitha Adde (9)

Analista de Marketing na AboutGrow.

Deixe uma resposta

Rolar para cima