fbpx
21 99173-7117 agencia@aboutgrow.com

Além de trazer inúmeros benefícios para a vida das pessoas, a internet transformou a rotina de todos. A forma como as compras são feitas é um desses exemplos. Tempos atrás, as pessoas viam uma publicidade na televisão e, com isso, compravam o produto anunciado em uma loja física. Atualmente, o cenário é outro, todos podem saber maiores informações sobre os produtos na web, o que proporciona ao consumidor uma escolha da marca de acordo com sua pesquisa.

Hoje em dia, diversas empresas dependem do Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing) para deixar sua marca mais conhecida. Uma prova disso é que, conforme dados da agência americana Fractl, 70% das pessoas preferem conhecer um produto através do seu conteúdo, ao invés da propaganda convencional. Entretanto, será possível dizer que os dois modelos são imbatíveis para aumentar a popularidade? E qual dos dois apresenta o maior ROI (Retorno Sobre Investimento)?

As agências de marketing de conteúdo buscam garantir captação de mídias, produzindo conteúdos interessantes, tendendo a melhor posição no ranking de busca orgânica do Google. Já a publicidade nativa oferece uma exposição garantida em um meio de comunicação de grande relevância.

Entenda melhor as diferenças entre esses dois tipos de marketing:

METAS

  • Marketing de Conteúdo: Ranking nos buscadores da internet; Construção de autoridade; Conversões mensuráveis.
  • Marketing Tradicional: Percepção da marca; Envolvimento social.

KPI’s (INDICADOR CHAVE DE DESEMPENHO)

  • Marketing de Conteúdo: Número de leads ; Links de alta qualidade; Engajamento nas mídias sociais.
  • Marketing Tradicional: Número de vendas.

CANAIS

  • Marketing de Conteúdo: Sites, blogs, redes sociais, influenciadores digitais.
  • Marketing Tradicional: Outdoors, rádio, revistas, panfletagem.

 BENEFÍCIOS

  • Marketing de Conteúdo: Aumento no ranking orgânico; Controle da percepção da marca; Otimização das conversões; Planejamento com metas escaláveis.
  • Marketing Tradicional: Divulgação em massa; Exposição em veículos de alta relevância.

DESAFIOS

  • Marketing de Conteúdo: Assegurar parceria publicitária; Investimento de longo prazo.
  • Marketing Tradicional: Custo muito elevado para escalar; Percebido como anúncio.

 

Sobre o marketing tradicional, podemos dizer que englobam anúncios de televisão, outdoors, telemarketing, entre outros. Sua principal característica é a interrupção da rotina do possível cliente, com o intuito de transmitir uma mensagem. Neste processo, não há um retorno do público, e há o risco de se estar passando uma mensagem em uma situação desfavorável.

Dessa forma, o marketing convencional faz com que a marca ofereça seu produto em um canal de comunicação de massa, com a intenção de que parte dos espectadores recebam a mensagem de maneira positiva.

Analisando um pouco mais os serviços de Marketing de Conteúdo, segundo pesquisa da agência Fractl, aproximadamente 65% das agências criam entre uma e 10 campanhas mensalmente, para cada cliente. Cada uma delas possui um processo que inclui ideias, conceitos de pesquisa, design e promoção. O objetivo é atrair o público, e além de torná-lo cliente, torná-lo fã da marca.

O Inbound Marketing compartilha o conteúdo através de blogs, redes sociais e websites. Este conteúdo precisa ser interessante e com informações relevantes, o que gera valor ao consumidor. Este é o elo que liga a marca ao cliente, tornando marcante a presença da empresa na internet.

Resultados data-driven (orientado por dados) apontam que as marcas podem ter uma visibilidade maior com o marketing de conteúdo, além disso, ele custa menos para uma empresa do que o marketing tradicional, o que o torna mais viável.

Entretanto, isso não significa que as ferramentas do marketing tradicional irão deixar de ser utilizadas. Para empresas que possuem especial interesse em colocação garantida nos veículos renomados, este tipo de marketing ainda é uma ótima escolha. O importante é a possibilidade de unir os dois métodos para alcançar os objetivos de uma marca.

Share This
%d blogueiros gostam disto: